terça-feira, 1 de dezembro de 2015

AULÃO BURITY - ALYNE, EDILSON E RAYSSA


EEEFM Prof. Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity
Bolsistas: Alyne Gomes, Edilson Teixeira e Rayssa Pê
Série: 3º ano            

Data: 24 de agosto de 2015
Tema: Temas Transversais
Objetivo geral: Preparar-se para a prova de inglês do ENEM

Objetivos específicos

Conteúdos
Procedimentos metodológicos

Recursos didáticos
Avaliação
- Usar estratégias de leituras diversas para ler diferentes gêneros textuais.

- Aprender o uso e a função do first conditional a partir da leitura do infográfico

- Cartum,

- Infográfico: condições de produção, estrutura composicional, função social.

- música

- Used to: uso e função

- Notícia: condições de produção, estrutura composicional, função social.

- Primeiro, foi realizado um diálogo com os alunos sobre a escolha de carreira deles e foram indicados alguns sites de testes vocacionais para aqueles alunos que ainda não sabiam por qual curso optar.

- Em seguida, foi mostrado um levantamento realizado pela universia sobre os tipos de questões de inglês no Enem nos últimos 3 anos e foi feita uma contextualizada na relação o gênero textual e as estratégias de leitura mais adequadas.

- Feito isso, foi feito a leitura e discussão do cartum sobre o ataque ao jornal Charlie Hebdo com foco na função social, condições de produção e estrutura composicional do gênero. Para tanto, foi feito a diferenciação do cartum e da tirinha e charge.

- Visando chamar a atenção para a importância de estar informado para entender o gênero, foi passado uma notícia sobre o assunto onde foi feita uma encenação.

Partindo para outra questão, foi trabalhado a diferença existente entre gráfico e infográfico e em seguida foi feita a leitura do infográfico “Youth in prison: Why this is a bad idea” focando nas informações principais.

- Em seguida, foi discutido uma questão de do ENEM do ano de 2010 sobre a música “Viva la vida” de Coldplay. Durante a leitura foi feito a ilustração no quadro e foi chamado a atenção para a função do “used to” na música para a construção do sentido.

- Na sequência, foi trabalhado com uma notícia sobre a os protestos no Brasil chamada “Brazil street protestes demand removal of Dilma Rousseff from power” onde foi chamado atenção para a estrtura composicional e a função social do gênero.

- Por fim, foi trabalhado outro infográfico sobre homossexualidade cujo título é “Homophobia” focando nas informações mais relevantes e importantes.
- Slides
- Tv
- notebook
- caixa de som
- música
Discussão sobre temas e estratégias de leitura.


Slides usados no aulão: https://drive.google.com/file/d/0B5dlasmppuMPNzE5aDF5OEMzaHc/view?usp=sharing

Fotos da aula



0 comentários :

Postar um comentário