Bolsistas:
Alyne Gomes, Edilson Teixeira e Rayssa Pê
Série: 3º ano
Data: 24 de agosto de 2015
Série: 3º ano
Data: 24 de agosto de 2015
Tema: Temas Transversais
Objetivo geral: Preparar-se
para a prova de inglês do ENEM
Slides usados no aulão: https://drive.google.com/file/d/0B5dlasmppuMPNzE5aDF5OEMzaHc/view?usp=sharing
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
- Usar estratégias
de leituras diversas para ler diferentes gêneros textuais.
- Aprender o uso e a
função do first conditional a partir da leitura do infográfico
|
- Cartum,
- Infográfico:
condições de produção, estrutura composicional, função
social.
- música
- Used to: uso e
função
- Notícia:
condições de produção, estrutura composicional, função
social.
|
-
Primeiro, foi realizado um diálogo com os alunos sobre a escolha
de carreira deles e foram indicados alguns sites de testes
vocacionais para aqueles alunos que ainda não sabiam por qual
curso optar.
- Em seguida, foi
mostrado um levantamento realizado pela universia sobre os tipos
de questões de inglês no Enem nos últimos 3 anos e foi feita
uma contextualizada na relação o gênero textual e as
estratégias de leitura mais adequadas.
- Feito isso, foi
feito a leitura e discussão do cartum sobre o ataque ao jornal
Charlie Hebdo com foco na função social, condições de produção
e estrutura composicional do gênero. Para tanto, foi feito a
diferenciação do cartum e da tirinha e charge.
- Visando chamar a
atenção para a importância de estar informado para entender o
gênero, foi passado uma notícia sobre o assunto onde foi feita
uma encenação.
Partindo para outra
questão, foi trabalhado a diferença existente entre gráfico e
infográfico e em seguida foi feita a leitura do infográfico
“Youth in prison: Why this is a bad idea” focando nas
informações principais.
- Em seguida, foi
discutido uma questão de do ENEM do ano de
2010 sobre a música “Viva la vida” de Coldplay.
Durante a leitura foi feito a ilustração no quadro e foi chamado
a atenção para a função do “used to” na música para a
construção do sentido.
- Na sequência, foi
trabalhado com uma notícia sobre a os protestos no Brasil chamada
“Brazil street protestes demand removal of Dilma Rousseff from
power” onde foi chamado atenção para a estrtura composicional
e a função social do gênero.
-
Por fim, foi trabalhado outro infográfico sobre homossexualidade
cujo título é “Homophobia” focando nas informações mais
relevantes e importantes.
|
- Slides
- Tv
- notebook
- caixa de som
- música
|
Discussão
sobre temas e estratégias de leitura.
|
Slides usados no aulão: https://drive.google.com/file/d/0B5dlasmppuMPNzE5aDF5OEMzaHc/view?usp=sharing
Fotos da aula
0 comentários :
Postar um comentário