quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bullying - aula 02




PIBID LETRAS-INGLÊS
PLANO DE AULA – SEQUÊNCIA DIDÁTICA: BULLYING

2ª aula:

I. Identificação:
Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e Joyce Brito
1.     Escola: E. E. E. F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data: 05/11/2015
Série: 1º ano T05
Duração: 45 minutos

II. Tema:
- Bullying

III. Objetivos:
Objetivo Geral:
- Refletir sobre o bullying na escola
Objetivo Especifico:
- Pensar no tema a partir da perspectiva de quem sofre o bullying.

IV. Conteúdo:
- If clauses
- Vocabulário relacionado ao tema.

V. Procedimentos:
-Pré-leitura: Iniciar a aula retomando o que foi estudado na aula anterior. ‘’Naquela aula pensamos em situações onde presenciávamos o bullying, agora iremos pensar a partir do ponto de vista de quem sofre (who suffers). Para isso, vamos assistir algumas cenas de uma pessoa que é vítima de bullying:’’ (5 min)
- Leitura: Exibição de cenas do seriado ‘Everybody hates Chris’, onde o personagem sofre várias situações de bullying. (somente ele sofrendo bullying... sem a reação que ele irá tomar) (15 min)

- Pós-leitura: Exercício: Perguntar à turma como se sentiriam caso estas ações acontecessem com você, como reagiriam (If you were Chris, how would you feel in these situations? How would you react?), explicação das if clauses; discutir se são ações assertivas. Exibir as reações do personagem para comparar com o que foi dito pelos estudantes. Perguntar quais os tipos de bullying, Chris sofre (oralmente). ..... Ressaltar que o Chris não chegou a tomar medidas extremas, e apesar disso tudo, conseguiu crescer na vida, tornando-se um comediante famoso em todo o mundo, mas existem casos em que as consequências podem ser outras. Exibir vídeo do caso ocorrido no RJ em 2011 envolvendo o estudante Wellington Menezes de Oliveira, que em abril de 2011 (após sofrer bullying durante toda sua vida acadêmica), invadiu a escola que estudou, assassinando 12 estudantes (10 meninas e 2 meninos).  (20 min).

- Conclusão da aula: Perguntar a turma: (falar que eles apenas precisam pensar, não precisam responder em voz alta) Acham que existe um 'Chris' ou um ‘Wellington’ na turma ou na escola. Colocando-se no lugar desta(s) pessoa(s), como fizemos na aula de hoje, será que gostaríamos de viver isso todo dia na escola?

(05 mim)


VI. Recursos didáticos:
- Laptop, televisão, folha contendo o texto, papéis contendo os exercícios, imagens.

VII. Avaliação:
- Participação durante a aula.
- Respostas orais às perguntas feitas durante toda a aula.
- Atividades propostas.

VIII. Referências:
- Episódios Everybody Hates Chris








0 comentários :

Postar um comentário