Escola:
EEEM Escritor José Lins do Rêgo.
Bolsistas:
Edilson Teixeira
Duração: 45 minutos
Tema: Prejudice
Série:
2º ano E.
Objetivos
específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos
metodológicos
|
Recursos
didáticos
|
Avaliação
|
Informar
sobre os
preconceitos existentes na sociedade atual.
Identificar
à quem esses preconceitos afetam e como afetam.
Debater
sobre a importância de combater esses preconceitos e que ações
devem ser tomadas.
|
Prejudice
Homophobia
Gender
inequality
Racism
Beauty
standards
Bullying
Discrimination
against people with disabilities
Modal
verbs (should, must and may)
|
Será
feita uma pergunta sobre a palavra Prejudice e o que ela significa
para os alunos, em seguida os alunos listarão os preconceitos que
eles conhecem. Os alunos irão expor casos onde preconceito é
visível, seja vivenciado pelo aluno, conhecido, parente, ou um
caso que repercutiu na mídia.
Após
a listagem dos preconceitos em inglês no quadro e o debate, os
alunos listarão as atitudes que não devem ser feias contra
alguém (usando should, must and may), e o que as torna um
“Prejudice”.
Em
seguida, será realizada uma dinâmica chamada “Step into the
circle” (Anexo 1) com o intuito de reforçar a necessidade do
respeito para melhor convívio em sociedade.
|
Quadro,
pincel atômico e papel.
|
Frases
criadas usando Should, must and may em relação à Prejudice.
Participação
na dinâmica “Step into the circle”.
|
Anexo 1:
Dinâmica Step into the circle.
Os alunos formam um circulo que representa a sociedade em que eles vivem.
O professor inicia a dinâmica explicando que quando ele fizer a pergunta "Step into the circle who has/have: dark hair", todos os alunos com cabelo escuro pisarão no circulo. As perguntas iniciais são mais "gerais", relacionados à descrição física dos alunos, e vão ficando cada vez mais especificas, exemplo: "Step into the circle who has/have: been bullied" A dinâmica tem objetivo de mostrar para os alunos que dentro da sociedade existem pessoas diferentes, que muitas vezes são discriminadas por suas características/orientações, e que o respeito é fundamental para que isso não aconteça.
0 comentários :
Postar um comentário