quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Preparatório ENEM


PIBID LETRAS-INGLÊS - PLANO DE AULA PREPARATÓRIO ENEM

I. Identificação:
Bolsistas: Felipe A. R. Novaes e Mariane Maia
1. Escola: E. E. E. F. M. Professor Luiz Gonzaga de A. Burity
Data: 24/08/2015
Série: 3º ano
Duração: 45 minutos (02 aulas)

II. Tema:
- ENEM

III. Objetivos:
Objetivo Geral:
- Estudar as estratégias de leitura como ferramentas de compreensão de textos

Objetivo Especifico:
- Familiarizar-se com a estrutura da prova
- Estudar e identificar os gêneros textuais
- Ampliar vocabulário relacionado a temas da atualidade

IV. Conteúdo:
- Gêneros textuais
- Estratégias de leitura

V. Procedimentos:
O aulão será dividido em 02 partes:
1ª parte:
- Iniciar a aula falando sobre a estrutura da prova e algumas dicas (documentos necessários, chegar com antecedência ao local do exame, cor da caneta, etc; prova composta por 05 questões com diferentes gêneros textuais que demandam do candidato uma habilidade específica: leitura de textos escritos em inglês) (05 min)
- Apresentação sobre os gêneros textuais (nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos, cada um tem uma função comunicativa específica e se caracterizam por organização, estrutura gramatical, vocabulário específico. Ex: notícia, poema, artigo de opinião, conto, charge, tirinha, receita, letra de música). Em seguida fazer 02 exercícios com a turma oralmente: o primeiro pedirá aos alunos para identificarem os diferentes gêneros textuais apresentados e seus objetivos. A segunda atividade solicitará a reconhecer os diversos gêneros textuais exibidos (tirinha, charge, notícia, poema, letra de música )
- Apresentar as estratégias de leitura como ferramentas de compreensão de textos como os que estão presentes nas questões do ENEM (ideia central e palavras-chave, informação não-verbal, conhecimento prévio, palavras cognatas, skimming, scanning).
* Cada estratégia de leitura será explicada separadamente, seguida de uma resolução de uma questão que trabalhe esta justamente a estratégia em questão.
2ª parte:
- Aplicação de uma atividade objetivando ampliar o vocabulário relacionado a temas da atualidade (doenças e epidemias, imigração ilegal, maioridade penal, poluição das praias e rios) através do uso de imagens que abordem os temas escolhidos. O professor irá abordar os temas sugeridos no simulado. Com base nesses temas escolherá quatro imagens para retratá-los e irá mostrar aos alunos, pedindo que a turma fale palavras relacionadas aos temas (em português ou inglês) para que sejam escritas no quadro (em inglês). Em seguida ocorrerá uma pequena discussão acerca do tema proposto (Uma lista de palavras pode ser vista no anexo).
(35 min)
- Conclusão da aula (05 min)

VI. Recursos didáticos:
- Laptop, televisão, quadro, folha contendo o assunto

VII. Avaliação:
- Participação durante a aula.
- Respostas orais às perguntas feitas durante toda a aula.
- Atividades propostas.

VIII. Referências:
Leitura em Língua Inglesa – Uma abordagem instrumental.

Anexo:

Palavras relacionadas a doenças e epidemias:

1. Epidemics
2. Diseases
3. Illness
4. Trouble- danger
5. Vírus
6. Germ
7. Bactéria
8. Flu
9. Cold
10. Pneumonia
11. Cancer
12. Contagious
13. Infection
14. Vaccine
15. Immune system
16. Immunity
17. Epidemic
18. Shiver
19. Sneeze
20. Chills
21. Cough
22. Dizzy
23. symptoms
24. Breathin

Palavras relacionadas à imigração ilegal:

25. Illegal immigration
26. Border
27. Frontier
28. Countries
29. Better living conditions
30. Work- employment
31. Visas
32. Immigrate
33. Transportation
34. Immigrants
35. Immigrants flow
36. Disasters
37. Government
38. Refugees
39. Seek jobs- find a job

Palavras relacionas a maioridade penal:

40. criminal majority
41. age
42. children
43. teenager
44. something bad
45. fault
46. Young
47. Bad influences
48. Responsability
49. Society
50. Law
51. Statute
52. Attitudes
53. Maturity

Palavras relacionas a poluição das praias e rios:

54. pollution
55. beach
56. dirt
57. garbage
58. trash
59. rubbish
60. poverty
61. polluted water
62. sand
63. plastic


0 comentários :

Postar um comentário