quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Be Healthy class plan


Escola Municipal ____________________________________________
Ano: ___7º________ Turno:________________ Turma:________
Professore regente: Ademar Dias.

PLANO DE AULA
TEMA: Be healthy
OBJETIVO GERAL: Adquirir vocabulário sobre o tema saúde a partir do desenvolvimento da compreensão leitora de um texto do gênerocharge.



Objetivos específicos
Conteúdos
Procedimentos metodológicos
Recursos didáticos
Avaliação

1.     Trabalhar leitura e compreensão do texto.

2.     Conscientizar sobre a relevância de hábitos saudáveis para a manter a saúde em equilíbrio.
Vocabulary:
Health; healthy; unhealthy, cold;
Relieve;
Pain;
headache;
Joint;
O professor inicia a aula mostrando aos alunos um emoticon doente e pergunta se para eles essa imagem parece estar saudável ou não e qual seria o problema que aparentemente ele possui: Teach:He’shealthy/ He’sunhealthy/He’sgot a cold..
Continuando a discussão o professor pergunta se já sentiram um mal-estar por comer fora de hora, dormir mal ou mudanças de clima por exemplo. O professor pede que acrescentem exemplos de ações que podem favorecer o bem-estar e manter uma vida saudável.
 O professor distribui para cada grupo um conjunto com 5 imagens de diferentes estados de saúde, com as respectivas expressões para descrever esses estados e com uma definição para cada expressão (ver anexo). As palavras, imagens e definições estarão misturadas e os alunos deverão associar cada imagem a sua definição/descrição.

Em seguida cada grupo mostra aos demais uma das figuras que uniu aos nomes e o restante da turma dirá se concorda ou não com a combinação efetuada pelos colegas.
Relaxing activity.
De início,o professor pergunta o que entendem pelo gênero charge e conclui que esse gênero é usado com fim humorístico, geralmente fazendo uso de caricaturas de personagens famosos a fim de fazer alguma crítica (muito usado por jornais em cenários políticos).
/O professor entrega um cartoon e pergunta: O que está acontecendo? Quem está falando? Sobre o que? (palavras transparentes)

O professor deve dispor de um pedaço de gengibre, um saquinho de chá, uma imagem de uma knee joint para favorecer o aprendizado do vocabulário.
Pre-teach : ginger tea; knee joint (articulação do joelho); fazer mímica para demosntrar “easepain”(aliviar a dor”).
Depois trabalha a compreensão da frase.
“I starteddrinking ginger tea”, através de perguntas: qual é a palavra que representa o que a pessoa fez (verbo) para melhorar de saúde? Qual é a palavra que descreve aquilo que a pessoa tomou para melhorar?
Depois: “thekneesof a tenyearold” – Ele tomou o ginger para melhorar que parte do corpo? Ele compara o knee dele com o de uma pessoa de quantos anos?
Depois: O amigo responde “You look over 90” – Vc acha que ele compara o amigo a uma pessoa de quantos anos? Por quê?(por causa da aparência do amigo)(look), que não reflete a condição do knee (ironia). /

O professor conclui que algumas vezes buscamos soluções inventadas por qualquer um para os problemas na área da saúde, basta alguém dizer“youshouldtrythisorthat” e fazemos o que a pessoa recomenda, acreditando que está dando resultado quando na verdade não está. A melhor saída é buscar orientação profissional de um médico.
Quadro, piloto, tesoura, colafolhas de papel A4.










Além de fortalecer o relacionamento interpessoal os alunos serão capazes de compreender sem traduções o vocabulário específico à temática, e realizar ações favoráveis ao bem estar.




Anexos:

sick emoticon






              

 Health
Body pain
Headache
Toothache
Fever

Our body and our mind stay in good condition.
Abnormal high body temperature.
A pain in a tooth or teeth.
Physical discomfort caused by illness or injury.
To have a pain in the head.













                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
             





0 comentários :

Postar um comentário