Escola
Municipal ____________________________________________
Ano:
___7º________ Turno:________________ Turma:________
Professore
regente: Ademar Dias.
PLANO DE AULA
TEMA: Be
healthy
OBJETIVO GERAL: Adquirir vocabulário
sobre o tema saúde a partir do desenvolvimento da compreensão leitora de um
texto do gênerocharge.
Objetivos específicos
|
Conteúdos
|
Procedimentos metodológicos
|
Recursos didáticos
|
Avaliação
|
1. Trabalhar leitura e compreensão
do texto.
2. Conscientizar sobre a
relevância de hábitos saudáveis para a manter a saúde em equilíbrio.
|
Vocabulary:
Health; healthy; unhealthy, cold;
Relieve;
Pain;
headache;
Joint;
|
O
professor inicia a aula mostrando aos alunos um emoticon doente e pergunta se para eles essa imagem parece estar
saudável ou não e qual seria o problema que aparentemente ele possui: Teach:He’shealthy/
He’sunhealthy/He’sgot a cold..
Continuando
a discussão o professor pergunta se já sentiram um mal-estar por comer fora
de hora, dormir mal ou mudanças de clima por exemplo. O professor pede que
acrescentem exemplos de ações que podem favorecer o bem-estar e manter uma
vida saudável.
O professor distribui para cada grupo um
conjunto com 5 imagens de diferentes estados de saúde, com as respectivas
expressões para descrever esses estados e com uma definição para cada
expressão (ver anexo). As palavras, imagens e definições estarão misturadas e
os alunos deverão associar cada imagem a sua definição/descrição.
Em
seguida cada grupo mostra aos demais uma das figuras que uniu aos nomes e o
restante da turma dirá se concorda ou não com a combinação efetuada pelos
colegas.
Relaxing
activity.
De
início,o professor pergunta o que entendem pelo gênero charge e conclui que
esse gênero é usado com fim humorístico, geralmente fazendo uso de
caricaturas de personagens famosos a fim de fazer alguma crítica (muito usado
por jornais em cenários políticos).
/O
professor entrega um cartoon e pergunta: O que está acontecendo? Quem está
falando? Sobre o que? (palavras transparentes)
O
professor deve dispor de um pedaço de gengibre, um saquinho de chá, uma
imagem de uma knee joint para favorecer o aprendizado do vocabulário.
Pre-teach
: ginger tea; knee joint (articulação do joelho); fazer mímica para
demosntrar “easepain”(aliviar a dor”).
Depois
trabalha a compreensão da frase.
“I
starteddrinking ginger tea”, através de perguntas: qual é a palavra que
representa o que a pessoa fez (verbo) para melhorar de saúde? Qual é a
palavra que descreve aquilo que a pessoa tomou para melhorar?
Depois:
“thekneesof a tenyearold” – Ele tomou o ginger para melhorar que parte do
corpo? Ele compara o knee dele com o de uma pessoa de quantos anos?
Depois:
O amigo responde “You look over 90” – Vc acha que ele compara o amigo a uma
pessoa de quantos anos? Por quê?(por causa da aparência do amigo)(look), que
não reflete a condição do knee (ironia). /
O
professor conclui que algumas vezes buscamos soluções inventadas por qualquer
um para os problemas na área da saúde, basta alguém
dizer“youshouldtrythisorthat” e fazemos o que a pessoa recomenda, acreditando
que está dando resultado quando na verdade não está. A melhor saída é buscar
orientação profissional de um médico.
|
Quadro,
piloto, tesoura, colafolhas de papel A4.
|
Além de
fortalecer o relacionamento interpessoal os alunos serão capazes de
compreender sem traduções o vocabulário específico à temática, e realizar
ações favoráveis ao bem estar.
|
Anexos:
Health
Body pain
Headache
Toothache
Fever
Our body and our mind stay in good condition.
Abnormal high body temperature.
A pain in a tooth or teeth.
Physical discomfort caused by illness
or injury.
To have a pain in the head.
0 comentários :
Postar um comentário