terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"Herpes" 2° ano F - José Lins do Rêgo


PLANO DE AULA
Data: 30 de Outubro de 2015
Bolsista: Thaís Neves e Eduardo Oliveira
Duração: 45 minutos (1 hora aula)
Tema: Herpes
Objetivo Geral: Informar sobre os tipos de Herpes, transmissão, prevenção e tratamento.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1.    Conhecer os tipos de Herpes, transmissão, possíveis tratamento, exames, prevenção e etc;
2.    Ampliar vocabulário em língua inglesa com relação ao tema;
3.    Montar Factfile sobre Herpes respondendo perguntas propostas;
4,  Aprender o que é e como confeccionar um Folder.

CONTEÚDOS:

1.     Factfile sobre Herpes;

2.    Vocabulário em inglês relacionado ao tema.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

No primeiro momento o professor retoma a aula anterior fazendo perguntas sobre o que eles sabem sobre DSTs ou STIs: O que são? Como são transmitidas? Quais os meios de prevenção de algumas delas? Quais os tratamentos adequados? Quais os exames que podemos fazer para descobrir se temos alguma delas?
Logo depois, o professor pede que os alunos façam  uma meia lua, anuncia a aula sobre Herpes e a montagem de um Factfile sobre o tema, colocando perguntas espalhadas no quadro, fazendo a leitura das perguntas com os alunos e em seguida entrega os slips com as respostas das perguntas para alguns alunos, pedindo para que eles trabalhem em grupo e tentem adivinhar qual a pergunta das respostas que eles estão segurando.
Montado o Factfile, o professor faz a leitura com os alunos utilizando inferências e estimulando os grupos que colocaram as respostas a responder as perguntas no quadro.
No segundo momento, o professor distribui slips com perguntas para os alunos e informa que faremos um programa de plateia, onde eles poderão fazer perguntas para uma sexóloga sobre o tema.
No terceiro momento, o professor entrega folhas com espaços em branco para que os alunos confeccionem um Folder para informar os alunos da escola sobre o que eles aprenderam sobre Herpes na aula com as dúvidas mais frequentes sobre a doença.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Factfile sobre Herpes com perguntas e slips com respostas;

Perguntas em slips para os alunos participarem perguntando no programa de plateia;

Folder.

AVALIAÇÃO:

Participação durante a aula;

Envolvimento nas atividades propostas;

Reflexão do tema;

Confeccção de folder.

Perguntas do Factfile:

1.      What is genital Herpes?
2.      How common is genital Herpes?
3.      How do I know if I have genital Herpes?
4.      How can I reduce my risk of getting herpes? What are the symptons?
5.      Can Herpes be cured?

Respostas do Factfile:

1.      Genital herpes is an STD (Sexually Transmitted Disease) or STI (Sexually Transmitted Infection) caused by two types of viruses. The viruses are called herpes simplex type 1 and herpes simplex type 2.
2.      According to WHO (World Health Organization) it is estimated that  500 million people around the world are infected with the virus  Herpesviridae. In Brazil, it is estimated that around 90% of people had contact with the virus although, few people develop any stage of the disease. In the United States, about one out of every six people aged 14 to 49 years have genital herpes.
3.      Most people who have herpes have no, or very mild symptoms. You may not notice mild symptoms or you may mistake them for another skin Last condition, such as a pimple or ingrown hair. Because of this, most people who have herpes do not know it.
4.      If you are sexually active, you can do the following things to lower your chances of getting herpes: Being a long-term mutually monogamous relationship with a partner who has been tested and has negative STD test results; Using latex condoms the right way every time you have sex; Trying to avoid kissing or having sex with people that have symptoms.
5.      There is no cure for herpes. However, there are medicines that can prevent or shorten outbreaks. One of these herpes medicines can be taken daily, and makes it less likely that you will pass the infection on to your sex partner(s).

Perguntas e respostas para o programa de plateia:
1.     Pode ser contraída se a pessoa usar o mesmo banheiro que uma pessoa contaminada usou ou é só por contato sexual?

R. Pode haver contágio através de contato íntimo dos genitais durante relação sexual, boca ou área anal e mãos que estejam infectadas.

2.     Posso pegar herpes se eu beber em um copo de uma pessoa infectada?

R.  Sim. Se essa pessoa estiver no período de baixa imunidade e com crise, ou seja, com feridas expostas nos lábios.

3.     Posso pegar Herpes se beijar uma pessoa que tem o vírus de forma latente?

R. É uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar. 

4.     Qual o tratamento?

R. Quando mais cedo se iniciar tratamento, menor a destruição do nervo e menos dor (chamada dor pós-herpética); 
O tratamento é feito à base de antivirais, antinflamatórios e analgésicos; 
É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável (menos estresse, bebida alcoólica, cigarro).

5.     Estou com herpes labial e hoje já é o segundo dia, tipo são bolhas pequenas e estão amareladas, queria saber quanto tempo vai demorar para sair? Eu não estou tomando nenhum medicamento, mas estou passando sal em cima, que me falaram que é bom pra secar, é verdade? Alguém pode dizer quanto tempo até sarar?

R. Sobre o tempo para sair, isso vai depender do seu sistema imunológico. O quão você se alimenta bem, se está estressado, se pratica esportes e mantém uma vida saudável. Outra opção seria procurar um médico para que ele possa passar um medicamento que sare as feridas provocadas pelo vírus. O sal é mito e pode piorar a situação das bolhas.

6.     Onde pode aparecer as feridas da Herpes?

R. Na Herpes simples tipo 1 as feridas podem aparecer no contorno dos lábios e rosto. Na Herpes tipo 2 podem parecer nos órgãos genitais e nádegas.

7.     Como posso curar uma Herpes de boca? Quando ela aparece é porque está faltando alguma vitamina tipo Vitamina C? Então não pode beijar mais ninguém para sempre se não passa?

R. Herpes não tem cura. Quando ela aparece, quer dizer que você foi infectado e que seu sistema imunológico está baixo. Tomar um complexo vitamínico e ter uma vida saudável ajuda no que diz respeito a doença não se desenvolver e ajuda a evitar as crises. Ou seja, o aparecimento de bolhas. Vale salientar que talvez você não tenha sido infectado recentemente, mas que o vírus estava em seu organismo de forma latente. Estimasse que 90% das pessoas no Brasil já tiveram contato com o vírus, mas apenas 10% desses 90% desenvolveram a doença em alguma fase da vida. 

8.     Onde posso ser testado para saber se tenho Herpes? Ou para obter mais informações?

R. Existe o CTA que é o Centro de Testagem e Aconselhamento que fica localizado O CTA está situado na Rua Alberto de Brito s/n, Centro de Atendimento Integral a Saúde (Cais), Bairro de Jaguaribe, das 7h às 17 h. Para mais informações o usuário pode ligar para 8645-8003, 3214-6092 ou 3214-6091.



Modelo do Folder:



0 comentários :

Postar um comentário