EXPECTATIVAS,
DIFICULDADES E ÊXITOS: UM PANORAMA DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS AO LONGO DOS DOIS
ÚLTIMOS ANOS DE SUBPROJETO PIBID/LETRAS-INGLÊS
Gabriela Gomes dos SANTOS
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Janine dos Santos ROLIM
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
João Paulo Dantas de MACEDO
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Thais Alves Neves de OLIVEIRA
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Um
dos objetivos do PIBID é oportunizar a iniciação de licenciados na prática
docente através de regências em salas de aula de ensino regular, sendo estas
regências planejadas em conjunto com as coordenadoras do subprojeto. Após
concluir seu primeiro ano de PIBID, cada bolsista, tendo em vista a necessidade
do subprojeto, tem a opção de escolher em qual das áreas da educação básica
pretende atuar – EF ou EM. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo
apresentar um panorama das experiências vividas pelos bolsistas ao longo dos
(02) dois últimos anos de subprojeto de formação de professores de língua inglesa (2014-2018), vinculado ao
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Para
tanto, utilizaremos fragmentos de diários reflexivos de (06) bolsistas para
elucidar o trabalho que o programa tem desenvolvido nas escolas alvo. De acordo
com Liberali (1999), “acredita-se que o diário possa ser um instrumento
para a transformação do indivíduo uma vez que, através dele, o sujeito tem a
oportunidade de escrever sobre sua ação concreta e também sobre teorias formais
estudadas. Além disso, por sua característica escrita, o diário permite um
distanciamento e organização do pensamento, que poderá servir como contexto
para o desenvolvimento da reflexão crítica” (p, 16). Nessa linha de pensamento, os relatos dos bolsistas
apresentam reflexões a respeito do trabalho com coordenadoras, bolsistas,
supervisoras e corpo escolar das escolas beneficiadas com o subprojeto. As
reflexões vão além da experiência desse numeroso grupo pibidiano em salas de
aula de ensino regular, traçam uma linha do tempo composta pelo trabalho com
atividades complementares, letramento crítico, linguístico-discursivo,
necessidades especiais, aulas inclusivas, lúdico, entre outros. Sendo assim, buscamos sistematizar reflexões
que denotam expectativas, dificuldades e êxitos em relação aos diversos
elementos observados, para melhor compreendermos a construção de saberes dos
bolsistas do subprojeto letras-inglês, participantes desta pesquisa, em seu
processo de formação inicial.
Palavras-chave: Diário reflexivo;
Formação de Professores; Língua Inglesa; PIBID.
0 comentários :
Postar um comentário