quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Resumo para Comunicação Coordenada da Semana de Letras da UFPB: EXPECTATIVAS, DIFICULDADES E ÊXITOS: UM PANORAMA DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS AO LONGO DOS DOIS ÚLTIMOS ANOS DE SUBPROJETO PIBID/LETRAS-INGLÊS.


EXPECTATIVAS, DIFICULDADES E ÊXITOS: UM PANORAMA DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS AO LONGO DOS DOIS ÚLTIMOS ANOS DE SUBPROJETO PIBID/LETRAS-INGLÊS

Gabriela Gomes dos SANTOS
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Janine dos Santos ROLIM
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
João Paulo Dantas de MACEDO
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)
Thais Alves Neves de OLIVEIRA
(bolsistas PIBID-CAPES/UFPB/Letras-Inglês)

Um dos objetivos do PIBID é oportunizar a iniciação de licenciados na prática docente através de regências em salas de aula de ensino regular, sendo estas regências planejadas em conjunto com as coordenadoras do subprojeto. Após concluir seu primeiro ano de PIBID, cada bolsista, tendo em vista a necessidade do subprojeto, tem a opção de escolher em qual das áreas da educação básica pretende atuar – EF ou EM. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama das experiências vividas pelos bolsistas ao longo dos (02) dois últimos anos de subprojeto de formação de professores de língua inglesa (2014-2018), vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Para tanto, utilizaremos fragmentos de diários reflexivos de (06) bolsistas para elucidar o trabalho que o programa tem desenvolvido nas escolas alvo. De acordo com Liberali (1999), “acredita-se que o diário possa ser um instrumento para a transformação do indivíduo uma vez que, através dele, o sujeito tem a oportunidade de escrever sobre sua ação concreta e também sobre teorias formais estudadas. Além disso, por sua característica escrita, o diário permite um distanciamento e organização do pensamento, que poderá servir como contexto para o desenvolvimento da reflexão crítica” (p, 16). Nessa linha de pensamento, os relatos dos bolsistas apresentam reflexões a respeito do trabalho com coordenadoras, bolsistas, supervisoras e corpo escolar das escolas beneficiadas com o subprojeto. As reflexões vão além da experiência desse numeroso grupo pibidiano em salas de aula de ensino regular, traçam uma linha do tempo composta pelo trabalho com atividades complementares, letramento crítico, linguístico-discursivo, necessidades especiais, aulas inclusivas, lúdico, entre outros.  Sendo assim, buscamos sistematizar reflexões que denotam expectativas, dificuldades e êxitos em relação aos diversos elementos observados, para melhor compreendermos a construção de saberes dos bolsistas do subprojeto letras-inglês, participantes desta pesquisa, em seu processo de formação inicial.


 Palavras-chave: Diário reflexivo; Formação de Professores; Língua Inglesa; PIBID. 

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